Tempo de leitura estimado: 4 minutos

“Pergunta: E se treinarmos nossos profissionais e eles forem embora?
Resposta: E se não treinarmos e eles ficarem?”

É possível perceber a mudança que a transformação digital vem causando nas atividades profissionais, e na área contábil não é diferente. Hoje, os benefícios proporcionados por essa revolução tecnológica, como, por exemplo, a simplificação de processos e mais eficiência, vêm deixando as organizações à frente no quesito competitividade. Sendo assim, cabe analisar as oportunidades que a modernização pode trazer tanto para as instituições como para os contadores em 2019.

Primeiramente, é válido analisar as mudanças que a tecnologia assegura para o mercado de trabalho. Deste modo, é notória a necessidade que as organizações adotem novas ferramentas que sejam capazes de gerar mais confiança e rapidez nos procedimentos. Isto é, o intuito deste avanço é eliminar, de forma definitiva, todos os procedimentos burocráticos e manuais, no sentido de passar informação para o consumidor e evitar perda tempo, trazendo, ainda mais, rendimento no dia a dia, visto que o conceito de produtividade está se renovando para o setor contábil.

Isso gera, inclusive, um grande ponto a se prestar atenção para os colaboradores da área, bem como para seus gestores, pois não será mais sinônimo de um bom profissional alguém que lança muitas notas, ou concilia muitas contas, ou fecha muitas empresas, já que isso será cada vez mais automático e totalmente realizado por um software. Neste caso, é crucial que, se a empresa pretende se destacar, precisa estar aberta às inovações e, com isso, estimule o aprendizado dos seus colaboradores.

A partir disso, pode-se dizer que a influência da tecnologia no ambiente organizacional surgiu com base na obrigação de satisfazer as necessidades dos clientes de forma tempestiva e na tentativa de se diferenciar no mercado contábil, eliminando, através da concorrência, colaboradores que estão acostumados a uma rotina manual e pouco automatizada, dando abertura aos profissionais que obtém conhecimentos estratégicos e críticos.

Inserindo a tecnologia nos processos contábeis, ela oportuniza aos contadores a se atualizarem, ou seja, deixarem de focar na parte operacional e começarem a visar o lado estratégico. “[…] Máquina nenhuma consegue fazer julgamentos. […] O profissional que não se adaptar às novas tecnologias perderá lugar no mercado perante quem está especializado, o que é uma realidade em todas as profissões”, segundo Zulmir Breda, presidente do Conselho Federal de Contabilidade.

Sendo assim, a modernidade traz inúmeras oportunidades dentro do mercado contábil. Um exemplo evidente é que, para saber utilizar os sistemas integrados, como um software, o contador precisa estar ciente das inovações. Porém, isso gera um ponto delicado, pois torna-se um período de alerta para os empresários. Indispensavelmente, eles precisam olhar analiticamente para dentro de suas empresas e se auto questionarem: “Meus colaboradores estão preparados para as mudanças que estão por vir?”.

Consequentemente, o funcionário também tem o dever de se preocupar com questões como “De que forma posso reduzir o meu trabalho manual para que eu tenha mais tempo em realizar análise estratégica para meus clientes?” Pois, juntamente à mudança de processo, será necessária uma mudança de pensamento, tão intensa quanto. Com isso, os líderes precisam investir, com urgência, em especializações para a sua equipe, mesmo levando em conta a possibilidade de o empregado sair da empresa.

Outro ponto de extrema importância da adoção da tecnologia no ambiente empresarial é o fato da redução de tempo gasto em deslocamentos. Hoje, já é possível notar aplicativos que conseguem facilitar a troca de informações, realizando reuniões on-line e, até mesmo, dando poder à valorização das mídias sociais. Segundo a pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) já são mais de 116 milhões de pessoas conectadas no Brasil, cerca de 64,7% da população; ou seja, um site que tenha de maneira explícita e clara as atividades da organização, além de reduzir prazos com respostas, fidelizam e conquistam mais clientes. Resultando, assim, em melhorias na rotina do contador, pois ele consegue dar prioridade à produtividade.

Como dito acima, através da fala do Presidente do Conselho Federal da Contabilidade, a inovação veio com a intenção de aperfeiçoar o profissional, dando a possibilidade da renovação. Isto é, com a ajuda dos processos tecnológicos na elaboração dos resultados em números, o profissional de Ciências Contábeis, quando qualificado, consegue ter uma visão crítica, dando suporte ao cliente de forma segura e informando os caminhos que ele precisa seguir.

Portanto, os escritórios que negligenciarem esse movimento provavelmente ficarão para trás. Dessa forma, a influência da tecnologia nas empresas precisa ser vista de forma indispensável, bem como inevitável. Além de possibilitar mais clareza e rapidez nos processos, permite que o profissional auxilie na tomada de decisão do empresário, tendo uma visão mais qualitativa dos resultados. Por este motivo, é preciso, mais que nunca, que o gestor comece a investir significativamente no desenvolvimento de sua equipe, quando se trata de tecnologia pois, ter esta perspectiva dispensa totalmente a ameaça sobre o futuro da profissão e garante que o contador jamais deixará de desempenhar uma importante função junto a seus clientes, cabendo a ele apenas o que cabe a todos nós em novos tempos: se adaptar.

André Cavalcanti

Autor: André Cavalcanti

Graduado em Ciências Contábeis pela UFPE e graduando de Direito pela UNICAP. Possui 7 anos de experiência na área contábil, com enfoque em assessoria e auditoria, tendo construído carreira principalmente na PwC com enfoque em Auditoria Contábil e Diagnóstico de Processos, que montou a base para a abertura da Valore Contadores Associados em 2016.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *