Tempo de leitura estimado: 1 minuto

Série sobre Noções Básicas de Finanças – Semana #02

A existência de lucro informa se determinado negócio está utilizando seus recursos de forma efetiva e eficaz. O lucro é a recompensa recebida por deixar de consumir uma determinada quantidade de seus recursos (poupados) e utilizar estes recursos para produzir bens e serviços e ofertá-los às pessoas que não os produzem. Portanto, o lucro é uma medida de eficiência e traz motivação para a constante melhoria.

Para montar e manter um negócio, o empresário passa por certas privações e assume riscos, além de investir recursos poupados e tempo. Além disso, há o risco de o investimento fracassar e incorrer em perda total ou parcial dos recursos e do tempo investidos. E a recompensa pelo risco e pelo tempo é exatamente o lucro.

Auferir lucro indica que o negócio está realizando suas tarefas de forma satisfatória, tendo a aprovação de seus clientes, fazendo com que os clientes, voluntariamente, abram mão de seu suado dinheiro em troca do bem ou serviço oferecido.

Dessa forma, os sinais emitidos pelos lucros e prejuízos atendem a uma insubstituível função econômica. A lucratividade serve como uma força motivadora, mas também sinaliza um trabalho bem feito.

Matheus Lopes

Autor: Matheus Lopes

Graduado em Ciências Contábeis pela UFPE e Pós-graduado em finanças pelo IBMEC. Possui mais de 6 anos de experiência na área contábil, tendo trabalhado em grandes empresas como EY e PwC com enfoque em Auditoria Contábil e Diagnóstico de Processos, que montou a base para a abertura da Valore Contadores Associados em 2016.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *