Tempo de leitura estimado: 2 minutos

Série sobre Noções Básicas de Finanças – Semana #03

Empreender é o modo de pensar e agir de forma inovadora, identificando e criando oportunidades, inspirando, renovando e liderando processos. Empreender visa tornar possível o impossível, entusiasmar pessoas, combater a rotina e assumir riscos em favor do lucro.

Empreender não é algo fácil. Caso fosse, todos seriam grandes empreendedores. Não existe uma receita de bolo. No entanto, é possível empreender e ter sucesso no mercado se você seguir o caminho correto. Para isso, são necessários alguns princípios essenciais para a desafiadora jornada:

Mente de principiante: Este é o princípio mais importante. Só se consegue evoluir quando se reconhece que ainda ainda há muito para aprender.

Faça perguntas: Perguntas evocam respostas – e esse mecanismo é extremamente poderoso.

Não trabalhe apenas pelo dinheiro: O dinheiro tem que ser visto como um meio, não como um fim. Como todo negócio próprio, os resultados não virão de imediato.

Quedas fortalecem: Erros ocorrerão inevitavelmente. Não se condene ao cometer algum erro. Reconheça, corrija e aprenda com ele.

Mantenha foco, mas deixe a mente livre: O sucesso depende da sua capacidade de focar no que realmente importa.

Pessoas são o centro de tudo: Ninguém constrói nada sozinho.

Não imponhas limites ao seu desejo: Ouse pensar grande.

Mantenha sua essência: Não deixe suas virtudes essenciais pelo caminho. Muita coisa irá mudar em sua vida, mas os seus valores devem permanecer os mesmos.

Matheus Lopes

Autor: Matheus Lopes

Graduado em Ciências Contábeis pela UFPE e Pós-graduado em finanças pelo IBMEC. Possui mais de 6 anos de experiência na área contábil, tendo trabalhado em grandes empresas como EY e PwC com enfoque em Auditoria Contábil e Diagnóstico de Processos, que montou a base para a abertura da Valore Contadores Associados em 2016.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *