Tempo de leitura estimado: 2 minutos

Ao longo dos últimos anos, tivemos a oportunidade de vivenciar a popularização do uso de ferramentas de avaliação de empresas no Brasil. Observamos através do contato direto com o mercado o crescimento econômico do país e o desenvolvimento do mercado de capitais. Consequentemente, nesse período, houve uma enorme sofisticação e profissionalização das empresas que atuam no país. Fusões e aquisições, que anteriormente eram eventos ocasionais, passaram a regularmente frequentar os portais de notícias sobre negócios.

O bom domínio das ferramentas de suporte a esse tipo de avaliação ganhou importância na formação de profissionais de todos os setores e funções. Seja na negociação de compra ou venda de empresas, nas discussões sobre o planejamento estratégico de companhias ou na compra de ações em oferta pública na bolsa de valores, o exercício de avaliação de um negócio nos prepara para uma melhor tomada de decisão.

De acordo com o livro VALUATION – Guia fundamental e modelagem em excel de Ricardo Serra e Michael Wickert, é importante destacar que a avaliação de empresas não é um processo simples e linear, com resultado preciso e indiscutível. Essa é uma tarefa complexa, dinâmica e subjetiva, como a realidade na qual as companhias estão inseridas.

Portanto, vamos as dicas para a construção de um processo de avaliação que traga resultados concretos:

  1. Valuation é uma ciência aplicada, que busca ser uma ferramenta para tomada de decisão – não única, mas em conjunto com outras;
  2. Um processo bem fundamentado acaba sendo mais importante que o resultado específico obtido.; e
  3. O uso disciplinado de técnicas de avaliação de empresas amplia significativamente o entendimento das incertezas, riscos e retornos envolvidos nos negócios.

Como dito acima, embora existam métodos e técnicas através das ferramentas bem estruturadas e teoricamente embasados, avaliar empresas é, em grande parte, uma arte, não apenas uma técnica.

Por isso, estude bastante a parte técnica e na parte da “arte” aplique as dicas dadas e espere que a experiência desenvolvida ao longo dos seus anos de práticas apure e traga melhores resultados.

Matheus Lopes

Autor: Matheus Lopes

Graduado em Ciências Contábeis pela UFPE e Pós-graduado em finanças pelo IBMEC. Possui mais de 6 anos de experiência na área contábil, tendo trabalhado em grandes empresas como EY e PwC com enfoque em Auditoria Contábil e Diagnóstico de Processos, que montou a base para a abertura da Valore Contadores Associados em 2016.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *