Tempo de leitura estimado: 3 minutos

Você efetua as conciliações bancárias da sua empresa da maneira correta? Não controlar as movimentações na sua conta é um dos principais erros cometidos pelos empresários. Evite ter surpresas desagradáveis na sua gestão aprendendo a conciliar de maneira correta.

Por ser uma prática um pouco mais operacional, principalmente se você não dispõe de um ERP Financeiro controlar as finanças, as conciliações bancárias são motivos de dor de cabeça para os empresários que ainda não tem integrado ao seu controle o Internet Banking. Entrar diariamente na sua conta, extrair o arquivo e detalhar corretamente as transações ainda são problemas que não foram otimizados para a maioria dos empreendedores.

Afinal, o que é uma conciliação bancária? Qual a sua importância para seu negócio?

Conciliação bancária nada mais é que o ato de reunir as informações disponíveis entre o banco e o programa utilizado para realizar as atividades financeiras. Ela é, em outras palavras, o casamento dos dados disponíveis em seu extrato e o que o seu controle financeiro apresenta.

Através da conciliação é possível controlar cada centavo que entra e saí da sua conta, verificando se existe alguma movimentação não esperada. É também uma atividade auxiliar para as rotinas do Contas a Pagar e Contas a Receber da sua empresa.

Para realizar as conciliações da melhor maneira, existem alguns passos importantes e que podem te auxiliar. São eles:

  1. Monitore a movimentação financeira diariamente:

Faça um levantamento de todas as entradas e saídas financeiras da sua empresa através de um Fluxo de Caixa. Com o fluxo montado, você terá previsibilidade nas suas movimentações e saberá de fato o quanto é devido para aquela data específica.

2. Compare os dados

Quando se tem a previsão das movimentações, você consegue comparar os dados contidos no extrato bancário e no seu programa financeiro. Essa comparação deve considerar os valores em questão, os fornecedores ou clientes e as suas datas de vencimento. O ideal já é classificar todas as movimentações de acordo com as categorias do seu plano de contas.

3. Realize correções financeiras

Caso o processo de cadastro dos dados estejam diferente dos informados em seu banco, verifique as falhas ocorridas e reavalie o processo para que os erros internos não influenciem na sua rotina financeira.

Tão importante como realizar as conciliações bancárias é torná-las rotina dos colaboradores que desempenham as atividades financeiras da sua empresa. As conciliações são essenciais para uma boa gestão financeira. Para tal, existem ERP Financeiros que tem integração bancária, onde há uma atualização diária do seu extrato.

Automatize suas atividades financeiras com ferramentas que tornem o modelo financeiro da sua empresa menos operacional e devagar, tornando-o mais estratégico e eficiente.

Luiz Sales

Autor: Luiz Sales

Formado em Engenharia Civil pela UNICAP e Pós-Graduando em Finanças Corporativas pela Saint Paul Escola de Negócios. Possui 4 anos de experiência na área de processos financeiros, gestão de fluxo de caixa, capital de giro, cálculo financeiro, análise de demonstrativos financeiros, gestão estratégica de custos, controladoria e orçamento financeiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *