Tempo de leitura estimado: 3 minutos

“As correntes do hábito são fracas demais para serem sentidas até que sejam fortes demais para serem quebradas.” — Samuel Johnson

Os hábitos de um ser humano são determinantes para o seu desempenho. Nossas decisões racionais representam apenas uma pequena porcentagem do grande número de nossas ações, porque a maior parte delas são tomadas no modo automático. Em seu livro “Incognito”, David Eagleman escreve: “Os cérebros estão no negócio de coletar informações e direcionar o comportamento apropriadamente. Não importa se a consciência está envolvida na tomada de decisão. E na maioria das vezes, não está.” Ou seja, a configuração dos nossos comportamentos podem melhorar a nossa vida ou arruiná-la.

No ambiente de trabalho, a manutenção dos bons hábitos é fundamental para a produtividade e equilíbrio da equipe contribuindo de maneira significativa para a integração do grupo e podendo diminuir erros e atritos. Estar sempre informado, organizar a rotina, manter o equilíbrio e até mesmo ter cuidado com a postura e alimentação são práticas importantes que devem ser recomendadas e lembradas diariamente para o sucesso organizacional.

Em uma pesquisa feita pelo Journal of Clinical Psychology, aproximadamente 54% das pessoas que decidiram mudar seus hábitos não conseguiram fazer a transformação durar mais do que seis meses. Saber o que fazer não é o problema, o impasse é se comprometer. William James, considerado um dos pais da psicologia moderna, expôs observações sobre pensamentos novos e duradouros: Coloque-se assiduamente em condições que encorajem o novo caminho”, escreveu ele. “Torne os compromissos incompatíveis com os antigos; assuma um compromisso público, se o caso permitir; em suma, envolva sua resolução com toda ajuda que você conhece. Isso dará ao seu novo começo um impulso tão grande que a tentação de fracassar não ocorrerá, tão logo possa; e todos os dias durante os quais um colapso é adiado aumenta as chances de que ele não ocorra”. Fazer mudanças significativas e duradouras na vida, depende da capacidade de executar novas metas e realizar as atividades de forma eficiente para que se tornem habituais.

Existem algumas atitudes que podem ser tomadas para  facilitar a alteração da rotina:

  1. Mude uma meta por vez.
  2. Pense em soluções possíveis e escolha estratégias que funcionem.
  3. Estabeleça uma meta e uma recompensa, quando alcançá-la crie uma nova até que a atitude se torne um hábito.
  4. Anuncie a mudança, ter uma rede de apoio é fundamental.
  5. Registre os progressos.
  6. Não desista quando os obstáculos aparecerem.
  7. Pense no longo prazo, não existem resultados milagrosos e imediatos.

Mudar não é simples. Em qualquer contexto exige esforço, estratégia e persistência. “Basta entender como funcionam e aceitar o trabalho duro”, diz Charles Duhigg, “Hábitos não são destino.”

Milena Durães

Autor: Milena Durães

Texto escrito por Milena Durães, Colaboradora das equipes Valore Contadores e Quipe Gestão Financeira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *