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A prospecção de clientes é conhecida como uma ação de procura, pesquisa ou sondagem. Essa ação ocorre para que haja ganho de novos clientes dentro de uma determinada organização, por isso, se torna uma aproximação do público alvo qualificando possíveis clientes que façam sentido para a sua realidade e, desta forma, possa haver a venda do produto ou serviço que ele venha a oferecer.

Prospectar clientes tem muito a ver com a sobrevivência de mercado, pois, é vital para que a empresa continue existindo. A existência das organizações tem o sentido de, diariamente, absorverem demandas colocando em prática suas habilidades com eficiência. Então, se não há procura no serviço ou produto que uma empresa oferece, ela não está gerando receita e consequentemente perde-se o principal propósito de existir.

 Levando e consideração a importância da prospecção de clientes, a pré-venda é uma importante aliada e significa que sem ela, não há preparo suficiente para que a organização tenha um retorno positivo. Ela é utilizada para que possua o envolvimento de técnicas universais para impactar diretamente no fechamento de novos contatos para a empresa.

Um fator bastante crucial para meios de abordagens, é o Fluxo de Cadência. Ele é conhecido como o ritmo pelo qual as empresas vão entrar em contato com os seus prospectos. Busca dosar a quantidade de abordagens que serão feitas e essas abordagens também variam de acordo com cada perfil de prospecto e com o que a sua empresa oferece.  Sendo assim, nada mais correto que, para cada cliente haja uma personalização e preparo específico desde o primeiro contato. Outro ponto bastante importante para o preparo da prospecção é buscar entender primeiramente a situação do cliente e o seu real problema, para que assim seja possível saber se o produto ou serviço que as organizações oferecem podem impactar de forma positiva na vida e até mesmo para as empresas.

Levando em consideração a importância das técnicas de abordagem, separamos os principais meios para que seja realizada uma prospecção, sendo eles:

  • Call
  • E-mails
  • Indicações de Parceiros
  • Chat Online
  • WhatsApp
  • Autoatendimento
  • Redes sociais (Ex: Instagram, Linkedin, Facebook, etc..)

Além da responsabilidade dos consultores comerciais da empresa, dos cargos de liderança ou até mesmo do marketing digital utilizado através das redes sociais e sites empresariais, a responsabilidade da prospecção deve partir também diretamente de cada funcionário que compõe o time empresarial, sendo ela com uma prospecção direta, indireta ou utilizando o que chamamos de ‘’Marketing Boca à Boca’’ (sabemos que este é bastante eficaz e utilizado desde muito antes da era digital).

Raphaella Barbosa

Autor: Raphaella Barbosa

Texto escrito por Raphaella Barbosa, Colaboradora das equipes Valore Contadores e Quipe Gestão Financeira CO-Autora: Milena Durães

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