Tempo de leitura estimado: 2 minutos

Existe uma máxima que paira dentro de todas as empresas, principalmente para o setor financeiro: “Precisamos cortar custos”. Quando tratamos de operações financeiras, tudo está diretamente liado ao planejamento e as metas traçadas para o período determinado. Claro que cortar gastos e enxugar folha de pagamento podem ser medidas tomadas, mas não necessariamente são as mais eficientes. Sua equipe está sendo eficiente operacionalmente? Depois de reduzir custos, ela continuará sendo produtiva?

Cortar custos desnecessários sempre será importante, porém não deve ser a estratégia determinante para o crescimento da sua empresa visto que o ganho de produtividade pode (e deve) ser mais importante. Por isso, com base no planejamento estratégico, vale a pena sacrificar resultados de curto prazo visando um ganho consistente no longo prazo. Mas, como podemos fazer isso?

A chave para se ter um resultado consistente em um futuro não próximo, é ter alguns objetivos e conhecimentos bem definidos construindo uma excelência operacional e, de certo modo, moldando a cultura da empresa resultando na entrega de resultados melhores e atendendo seus clientes à medida que os processos são redesenhados visando a excelência.

Pensando em alguns problemas enfrentados por gestores, listamos medidas essenciais que ajudarão a sua empresa a alcançar a eficiência operacional:

  1. Olhar sempre para o longo prazo, não para o curto;
  2. Ter indicadores de produtividade claros;
  3. Gerir com base nos indicadores definidos;
  4. Cortar excessos que não trarão resultados;
  5. Automatizar processos;
  6. Compartilhar recursos (diga-se conhecimento, ideias, tecnologias) com os
    colaboradores.

Focar na eficiência operacional é um caminho que deve ser visto como sem volta. Embora muitas vezes ela só seja discutida em momentos de crise, a eficácia trará ganhos operacionais que farão com que sua empresa deixe de ser improdutiva e consiga se destacar em um cenário cada vez mais competitivo.

Luiz Sales

Autor: Luiz Sales

Formado em Engenharia Civil pela UNICAP e Pós-Graduando em Finanças Corporativas pela Saint Paul Escola de Negócios. Possui 4 anos de experiência na área de processos financeiros, gestão de fluxo de caixa, capital de giro, cálculo financeiro, análise de demonstrativos financeiros, gestão estratégica de custos, controladoria e orçamento financeiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *