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Microgerenciamento é conhecido como um modelo de gestão praticado por líderes que, mesmo estando bem intencionados, têm dificuldades na delegação de atividades. Geralmente, isso acontece por uma vontade excessiva de controle do gestor em relação a tudo que acontece nos mínimos detalhes ou até mesmo pela falta de confiança em sua equipe. Este cenário gera uma alta dependência do seu superior para tomar decisões com pouca ou nenhuma liberdade para realizar as tarefas de seu cargo criando novas soluções custando portanto, a produtividade de toda a empresa.

Funcionários que são micro gerenciados sentem que o seu desempenho é inferior ao que se esperava, causando uma sensação de barreira em seu crescimento e sucesso profissional além de desmotivação da equipe, atraso no processo de inovação, desestímulo à criatividade e dependência quase ou total de seu gestor. Tudo isso, acarreta no aumento da rotatividade de colaboradores dentro da organização.

Para evitar que problemas como os citados acima aconteçam, existem pontos que podem e devem ser seguidos por gestores e líderes dentro da empresa:

  • Comunique-se! Mantenha uma boa comunicação com sua equipe através de reuniões de feedback. Isso ajudará a entender as limitações dos colaboradores. Lembre-se também que as pessoas têm limites e mentalidades diferentes, por isso, trate seus liderados da maneira mais individual possível.
  • Utilize ferramentas para o acompanhamento de trabalho e produtividade. Essa é uma das maneiras de diminuir a microgestão, fornecendo ao funcionário uma visão de suas tarefas e metas. Desta forma, o gestor pode acompanhar o progresso das atividades e alinhar pontos de melhoria.
  • Promova um ambiente favorável ao aprendizado e desenvolvimento de habilidades sempre disposto a considerar uma boa ideia e recompensá-la. Assim, outras pessoas poderão se sentir motivadas a fazer o mesmo.

Caso você tenha se identificado como um microgerenciador ou seja subordinado a esse tipo de gestão, promova as ideias citadas acima, proponha feedbacks, mostre como isso pode prejudicar a produtividade de toda equipe, inclusive a do gestor. Desse modo, uma equipe que não tem esse tipo de problema tende a ser mais produtiva e, quando estamos falando de produtividade em uma empresa, estamos falando de satisfação de clientes, rentabilidade e outros indicadores que medem o sucesso de uma empresa. Portanto, evitem o microgerenciamento.

Autor: Matheus Pereira – Colaborador da Valore Contadores.

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