Tempo de leitura estimado: 2 minutos

Você, como gestor, tomaria um empréstimo a uma taxa de juros de 3% ao mês? Talvez sim, talvez não. Mas e se esse empréstimo viabilizasse a compra de uma máquina que reduziria o custo da sua empresa em 30%? A transação passaria de possivelmente onerosa para certamente vantajosa, não é? Esse é um dos diversos exemplos de análises que podem ser realizadas pela controladoria de uma empresa.

O setor de controladoria, de forma simples, é responsável por interligar as diferentes bases de informações de uma empresa, por exemplo, fazer correlação das informações contidas no sistema de estoque com as informações do contas a receber, com o custo que está sendo realizado mensalmente, com as informações de folha de pagamento (quantidade de funcionários, remunerações por área), etc. A consolidação dessas informações, de forma bem elaborada, traz à administração uma base sólida para tomar a decisão mais acertada para cada momento da empresa e do mercado.

Além disso, como demonstrado no primeiro exemplo, é papel da controladoria estar atenta às possibilidades de melhoria para a empresa. Se algum processo está demasiadamente oneroso, como ele pode ser aprimorado? Se a empresa está com o capital de giro menor do que o necessário, quais ações serão sugeridas? Entender a relevância de cada fornecedor, cada cliente, quais negociações são possíveis a cada momento? Toda essa análise precisa ser traduzida da forma mais visual e na linguagem dos administradores, evitando planilhas extensas ou relatórios técnicos que acabarão por não serem compreendidos.

O setor de controladoria desenvolve, também de forma eficiente, o planejamento financeiro/operacional da empresa, onde um orçamento pode ser elaborado considerando a realidade de cada área e esse orçamento deve ser acompanhado mensalmente, onde o setor indicaria quais despesas estariam ultrapassando o orçado ou quais pontos precisam de ação por parte da administração para obter o resultado esperado.

Por fim, é certo que nem toda empresa, apesar de se beneficiar de um processo de controladoria, possui recursos para dispender em um profissional especificamente para essa atividade. Assim, é possível em um momento de desenvolvimento, que a empresa terceirize as atividades de controladoria, garantindo um investimento de acordo com a sua capacidade de pagamento e as análises essenciais para tomadas de decisões assertivas assessoradas por profissionais capacitados.

André Cavalcanti

Autor: André Cavalcanti

Graduado em Ciências Contábeis pela UFPE e graduando de Direito pela UNICAP. Possui 7 anos de experiência na área contábil, com enfoque em assessoria e auditoria, tendo construído carreira principalmente na PwC com enfoque em Auditoria Contábil e Diagnóstico de Processos, que montou a base para a abertura da Valore Contadores Associados em 2016.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *