Tempo de leitura estimado: 4 minutos

Constituir uma pessoa jurídica abre portas e novas oportunidades, mas também tem suas responsabilidades, e é bom manter o olho aberto para os deveres de uma empresa, para que esses não virem débitos e se tornem em um pesadelo.

Um CNPJ pode ser considerado como um “Super CPF”, ou um conjunto de CPFs trabalhando em prol do mesmo fim. Um cenário mais robusto e com mais oportunidades. Esse estágio certamente permite voos muito mais altos, e é extremamente interessante para quem está preparado e enxergou uma oportunidade.

Entenda seu perfil

Não será um passeio no parque. Empresários normalmente precisam suportar todos os períodos da empresa, e é claro que isso vai exigir elasticidade e uma capacidade de gestão em momentos de pressão e a tomada de decisão pode ser decisiva. É bom estar preparado e saber que não apenas sua capacidade operacional será importante.

Entenda as consequências financeiras

Conversando com calma com seu contador, você poderá prever todos os custos normais de uma empresa, e saber quanto dinheiro você precisa ter desde a abertura da empresa ou precisará fazer a empresa gerar de caixa para cobrir os gastos. Ainda além, é importante estimar a evolução da empresa. Se ela crescer, que é o esperado, também crescerão as obrigações, e o empresário passa a trabalhar com números maiores. Os impostos serão maiores, a folha será maior, os contratos também. Mantenha o controle!

Qual empresa você está abrindo?

Existem diversos tipos de empresas no Brasil, e isso não é sem motivos. Na verdade, isso pode impactar severamente seu patrimônio pessoal. Uma empresa pode ser Empresário Individual, Sociedade Empresária Limitada, Microempreendedor Individual, Empresário Individual de Responsabilidade Limitada, Sociedade Anônima, etc. Fora isso uma empresa pode ser classificada como Microempresa, Empresa de Pequeno Porte ou Demais. Por fim, uma empresa pode se enquadrar no Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real.

É uma verdadeira análise combinatória com múltiplos resultados, cada um com uma consequência e impacto direto no desenho do negócio em questão. Seu contador precisa entender o que você pretende para propor a melhor combinação de tipo de empresa, porte e enquadramento tributário.

Capacidade de Gestão de Caixa

Habilidade chave para todo empresário encarregado da gestão da empresa. Todos os pontos acima acabam por desaguar no fluxo de caixa, de uma forma ou de outra. Veja como pode ser complexo gerenciar o caixa ao longo da vida de uma empresa:

  • Contratos de vendas fechados vão gerar entradas futuras de caixa;
  • Clientes nem sempre honram os pagamentos, gerando uma quebra de expectativa do item anterior;
  • Para vender, você precisa produzir. Isso já enseja custos, que serão saídas de caixa no futuro;
  • Ao contratar, você pagará salários todos os meses, mas ao final do ano e 12 meses depois da contratação, você pagará o 13º Salário adicional e as Férias para cada colaborador;
  • Se for desligar um colaborador, terá encargos e antecipará os pagamentos do último item;
  • Todos os contratos firmados (prestadores de serviço como marketing, contabilidade, sistemas, etc.) normalmente duram 12 meses, então impactam o fluxo de caixa de um ano inteiro;
  • Você terá impostos e taxas em diferentes períodos do ano. Impostos todo mês, podendo haver a cada três meses (depende do enquadramento), taxas a cada semestre e a depender da sua atividade, anualmente também.

Resumindo, normalmente a gestão financeira é mais complexa do que o empresário espera. Nesse ponto, entenda um pouco mais lendo esse conteúdo do nosso blog!

E se eu precisar fechar a empresa depois?

Se entrar em um prédio, saiba também como sair. É bom já entender o processo de encerramento da empresa, os custos envolvidos, qual a burocracia e as implicações. Débitos da empresa não são extintos ao encerrar a empresa, e seu encerramento envolverá certa burocracia similar à abertura.

Se adapte a se adaptar

Por fim, é importante para o empresário entender que ele enxergou uma oportunidade de empreender, com boas possibilidades, mas é certo que o mercado irá mudar ao longo do tempo, e o que o mercado exige da empresa também. Os colaboradores da empresa vão exigir coisas diferentes com o passar do tempo, a empresa precisará ser cada vez mais transparente com a Receita Federal e demais órgãos, os clientes vão exigir produtos melhores ou diferentes, tudo precisará estar sempre se aprimorando.

A semente de toda mudança de uma empresa é o empresário. Essa figura pode semear boas mudanças, aceitar o que é exigido, incentivar, mas também pode inibir. Cuidado para não achar que o seu modelo atual é perpétuo, e acabe ficando para trás ao longo do tempo.

André Cavalcanti

Autor: André Cavalcanti

Graduado em Ciências Contábeis pela UFPE e graduando de Direito pela UNICAP. Possui 7 anos de experiência na área contábil, com enfoque em assessoria e auditoria, tendo construído carreira principalmente na PwC com enfoque em Auditoria Contábil e Diagnóstico de Processos, que montou a base para a abertura da Valore Contadores Associados em 2016.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *