Tempo de leitura estimado: 3 minutos

Neste cenário estão situadas todas as micro e pequenas empresas do Brasil (MPEs). As micro e pequenas empresas (MPEs) são fundamentais para a economia brasileira, de acordo com dados da Receita Federal do Brasil atualizados em 11 de maio de 2020 e consolidados pelo SEBRAE (2020), representam mais de 90% das empresas. Tais empresas trazem ao país muitos benefícios, por exemplo, de acordo com o SEBRAE (2020), as pequenas companhias são as que mais geram emprego no Brasil com carteira assinada, somando 54% dos empregos formais do país.

Este fato denota a sua importância para a economia brasileira, como grandes impulsionadoras do crescimento e do emprego, e, portanto, para atender as necessidades, dificuldades e especificidades das MPEs foi criada desde 1997 uma legislação específica para micro e pequenas empresas (Lei nº 9.317, de 5 de dezembro de 1996), cujos benefícios foram ampliados com o advento do Supersimples, através da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas, aprovada pela Câmara dos Deputados em 22 de dezembro de 2006.

Essas empresas, mesmo diante dos benefícios de simplificação, são obrigadas a ter contabilidade. Conforme a lei 10.406/2002 (Novo Código Civil), art. 1.179 – O empresário e a sociedade empresária são obrigados a seguir um sistema de contabilidade, mecanizado ou não, com base na escrituração uniforme de seus livros, em correspondência com a documentação respectiva, e a levantar anualmente o balanço patrimonial e o de resultado econômico.

As Organizações Contábeis surgem nesse contexto e visam atender a necessidade de uma gama grande de empresas, visto que, as MPEs têm uma alta representatividade no mercado. A Resolução CFC N° 1.098 de 2007 define as Organizações Contábeis como as pessoas jurídicas de natureza civil, constituída sob a forma de sociedade, tendo por objetivo a prestação de serviços profissionais de contabilidade.

Tais serviços são classificados resumidamente em 3 categorias: assessoria contábil, fiscal e pessoal ilustrados pela imagem a seguir:

A assessoria contábil é a classificação da contabilidade de acordo com normas e princípios contábeis vigentes; emissão dos balancetes; elaboração de balanço anual e demais demonstrações contábeis obrigatórias. A assessoria fiscal é a orientação e controle da aplicação dos dispositivos legais vigentes, sejam federais, estaduais ou municipais. A assessoria pessoal é a orientação e controle da aplicação dos preceitos da Consolidação das Leis do Trabalho, bem como aqueles atinentes à Previdência Social, PIS, FGTS e outros aplicáveis às relações de emprego.

A Valore Contadores (Valore) surgiu em Recife (PE) no ano de 2016 através da união de profissionais experientes da área e que projetaram a empresa para atender os serviços de contabilidade para as MPEs. No intuito de além de cumprir as obrigações legais e societárias, gerar insumos para tomada de decisão. Através dos métodos de serviço aliados à tecnologia, a proposta de valor da empresa está ligada a fornecer informações íntegras e tempestivas de forma prática, segura e digital.

Matheus Lopes

Autor: Matheus Lopes

Graduado em Ciências Contábeis pela UFPE e Pós-graduado em finanças pelo IBMEC. Possui mais de 6 anos de experiência na área contábil, tendo trabalhado em grandes empresas como EY e PwC com enfoque em Auditoria Contábil e Diagnóstico de Processos, que montou a base para a abertura da Valore Contadores Associados em 2016.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *