Tempo de leitura estimado: 2 minutos

Dados nada mais são que informações não sistematizadas produzidas nas mais diversas ações do cotidiano. A coleta e a interpretação de todos os dados gerados pelo seu negócio podem trazer um novo entendimento da sua organização, ajudando a evoluir no mercado ao otimizar seus recursos e orientar tomadas de decisão. Quase todas as empresas estão lidando com uma enorme quantidade de informações, porém coletá-las não é o mesmo que entendê-las. Por isso, a alfabetização de dados é justamente a capacidade de ler, trabalhar, analisar e discutir compreendendo as informações. Esta é uma competência que capacita funcionários de todos os níveis a fazer as perguntas certas sobre os dados, tomar decisões e comunicar o significado a outras pessoas. Do mesmo modo que não utilizar os dados na gestão da sua empresa pode te atrapalhar e fazer com que você perca vantagem competitiva, utilizá-los de qualquer jeito, interpretá-los e aplicá-los da forma errada também é perigoso. Por isso a alfabetização de dados se faz ainda mais necessária. 

Assim como na alfabetização literária, a alfabetização de dados conta com uma série de competências e qualidades a serem desenvolvidas, entre elas habilidades em TI, estatística e uma certa visão analítica para entender os contextos de oportunidade que são fornecidos por estas informações. O seu objetivo central no mundo corporativo é facilitar e entender de uma forma profunda o cenário em que se encontra a empresa, reunindo conhecimentos a fim de melhor organizá-la. Ao recolher dados e sistematizá-los, gera-se informações relevantes que auxiliam na maturidade das tomadas de decisões importantes dentro do negócio fazendo com que decisões sejam tomadas de maneira mais clara, uma vez que há um maior conhecimento dos fatores prejudiciais e viciosos dentro de seu funcionamento, bem como, os seus pontos fortes.

Pessoas alfabetizadas em dados trazem para a empresa:

  • Insights mais rápidos: Todos dentro do processo podem obter insights por conta própria sabendo o que perguntar e o que responder;
  • Melhores decisões: Equipe treinada para trazer as respostas certas com seus dados;
  • Competitividade: Entender rapidamente seus dados para se adaptar ao que está por vir; 
  • Envolvimento de toda a equipe: Funcionários capacitados no processo da tomada de decisão, incentivando a colaboração.

A realidade exposta pelos números, embasando as ações acarreta uma diminuição nos erros e falhas, pois acompanhar os dados ajuda a identificar o que está dando errado para uma rápida correção fazendo com que a gestão seja cada vez mais eficiente com tomadas de decisão mais assertivas, diminuindo o peso do achismo. Desta forma, o negócio terá uma grande capacidade de crescimento para atingir seu melhor potencial produtivo e econômico.

Milena Durães

Autor: Milena Durães

Texto escrito por Milena Durães, Colaboradora das equipes Valore Contadores e Quipe Gestão Financeira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *