Tempo de leitura estimado: 2 minutos

Quem não foi impactado pelos efeitos da pandemia da COVID-19? Todos os negócios foram afetados, diretamente afetados ou não, fato é que a forma como o mercado se relaciona com os consumidores mudaram e, por isso, é importante estar atento às mudanças e tomar ações imediatas.

Com as franquias não foi diferente. Mesmo com marcas consolidadas, todos sentiram.

Para os que não dominam bem o conceito, o sistema de franquias se caracterizam pela concessão de direito de uso de uma determinada marca. Onde a franqueadora, que detém a propriedade sobre a marca ou patente, se utiliza do sistema de franquias para expandir sua atuação e seus negócios, concedendo uma licença a terceiros, denominados franqueados para que possam explorar seu know-How.

Um grande benefício desse modelo de negócio é o suporte e treinamento recebido pelos franqueados através do franqueador.

Na McDonald’s, nosso case de estudo hoje, o apoio fornecido, de acordo com o Chris Kempczinski, CEO da McDonald’s, será fundamental para acelerar a recuperação e colocará a marca em uma posição favorável para a próxima fase desta crise.

No mês passado, a empresa divulgou um manual de 59 páginas para operadores de franquia sobre como reabrir com segurança, descrevendo os requisitos mínimos de saneamento e de distanciamento social que cada um deve atender antes de permitir a entrada de clientes a seus restaurantes.

A companhia reiterou nos documentos alguns esforços anunciados anteriormente para ajudar a acelerar sua recuperação da pandemia, incluindo o adiamento de alguns pagamentos de aluguel e royalties a proprietários de franquias e um investimento de US$ 200 milhões em publicidade adicional.

A companhia também afirmou que o grande número de seus restaurantes drive-thru, bem como os investimentos para apoio a proprietários de franquias, ajudaram a enfrentar a crise. Serviços de delivery e marketing adicional também ajudaram.

Na hora da escolha de uma franquia, muitos fatores devem ser levados em consideração e o que é um grande benefício como a padronização e estruturação dos negócios, pode se tornar um pesadelo para o franqueado caso mal utilizado pela franqueadora.

Este é um bom exemplo de ações que impactam positivamente toda a cadeia e cooperam para o retorno aos negócios com mais fôlego.

Matheus Lopes

Autor: Matheus Lopes

Graduado em Ciências Contábeis pela UFPE e Pós-graduado em finanças pelo IBMEC. Possui mais de 6 anos de experiência na área contábil, tendo trabalhado em grandes empresas como EY e PwC com enfoque em Auditoria Contábil e Diagnóstico de Processos, que montou a base para a abertura da Valore Contadores Associados em 2016.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *