Tempo de leitura estimado: 3 minutos

Vivemos em um mundo cada vez mais dinâmico. Serviços e atividades que permanecem sem atualizações terminam ficando ultrapassadas. Hoje ainda enfrentamos alguns problemas relacionados aos métodos de transferências e pagamentos de contas, seja pelo valor ou pela limitação de horário ou dia da semana.

Pensando em uma forma de otimizar essas atividades, o Banco Central do Brasil decidiu criar o PIX, nova ferramenta financeira que terá início ainda este ano. O PIX será um mecanismo financeiro que terá como principal vantagem a transferência de valores entre contas, sem limite de dia e horário, ocorrendo em tempo real. Por exemplo, temos hoje três formas de transferência bancária:

  • TED (transferência eletrônica disponível): o dinheiro enviado será creditado na conta de destino até às 17 horas daquele mesmo dia, sendo dia útil. Não existe um valor mínimo estipulado e são aceitos valores superiores a R$ 5 mil;
  • DOC (documento de ordem de crédito):  o dinheiro cai na conta de destino no dia útil seguinte. Então, a transferência via DOC pode demorar alguns dias a cair se for feita numa sexta feira. O valor máximo que pode ser transferido é R$ 4.999,99;
  • Transferência entre contas de mesmo banco: nessa opção, a transferência são instantâneas e podem ser feitas a qualquer momento.

Quanto aos pagamentos, eles podem ser feitos através de boletos, transações físicas, cartões e com dinheiro vivo. E qual a real vantagem que essa ferramenta pode trazer para os brasileiros?

Hoje ainda sofremos com a efetivação da transação, pois algumas instituições cobram taxas altas para transferência, algumas transações podem durar dias para serem executadas e sempre existe o risco do pagamento ser realizado via dinheiro vivo, pois corremos risco de assalto em quase todas as cidades do país. Segundo o BACEN, este novo método será

As novidades que o PIX traz são a rapidez, segurança, conveniência e disponibilidade das transações. As operações ocorrerão sem intermediação de terceiros: o dinheiro sai de uma conta e vai diretamente para a conta de quem receberá os valores.

Segundo o BACEN, os negócios poderão ser realizadas entre:

  • Pessoas Físicas.
  • Pessoas Físicas e Pessoas Jurídicas
  • Pessoas Jurídicas e Pessoas Jurídicas
  • Entes Governamentais (para impostos e taxas).

Para utilização do PIX não será necessário uma conta específica de cada envolvido, apenas será necessário uma conta, não obrigatoriamente corrente, sendo em um banco, instituição de pagamento ou fintech.

Os procedimentos poderão ser feitos de forma mais tradicional, com informações de CPF, CNPJ, número de celular, e-mail e até QR Codes, como já existem no mercado (Nubank, Banco Inter e algumas outras fintechs já disponibilizam).

Luiz Sales

Autor: Luiz Sales

Formado em Engenharia Civil pela UNICAP e Pós-Graduando em Finanças Corporativas pela Saint Paul Escola de Negócios. Possui 4 anos de experiência na área de processos financeiros, gestão de fluxo de caixa, capital de giro, cálculo financeiro, análise de demonstrativos financeiros, gestão estratégica de custos, controladoria e orçamento financeiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *