Tempo de leitura estimado: 2 minutos

O controle financeiro é a forma mais prática e segura de gerenciar as finanças da sua empresa. Com o avanço dos serviços em nuvem, é possível ter informações via internet, de forma rápida, esteja você onde estiver.

Quem administra uma empresa sabe o quão importante é a parte financeira, já muitas vezes ela consome muito tempo para ser gerenciada com maestria. Para se fazer uma gestão financeira eficiente, é preciso atacar diversas frentes, bem como fazer o acompanhamento do fluxo de caixa, a gestão de recebíveis e todos os processos bancários – conciliações, negociações e agendamento dos pagamentos.

Certo, mas por que pagar um ERP se posso efetuar tudo utilizando planilhas? É aí que entra uma das principais vantagens das plataformas financeiras. Com a contratação de um programa específico para gestão financeira, suas rotinas serão otimizadas, integradas aos seus bancos e sistemas de pagamento, abandonando todo o trabalho manual caso o controle fosse feito por planilhas.

Temos hoje diversas opções no mercado, seja sua empresa pequena, média ou grande. A contratação das empresas dependerá do grau de complexidade que sua organização precisa.

Grande parte desses programas desempenham as principais funções para se ter um controle financeiro eficiente: emissão, registro e importação de notas fiscais; geração e reistro de boletos; relatórios gerenciais, integrações bancárias, controle de estoque, análise de produtos e serviços, dentre outras funcionalidades. Tudo dependerá do que sua empresa realmente precisa.

Se você pensar que o controle financeiro é essencial para seu negócio, a contratação de um software de gestão também será, visto que o processo de controle é tão importante quanto o resultado entregue pelos relatórios, e fazer gestão de múltiplas atividades com prazos diferentes, processos específicos e de certa relevância, indicarão as atitudes necessárias para a sua empresa crescer.

Luiz Sales

Autor: Luiz Sales

Formado em Engenharia Civil pela UNICAP e Pós-Graduando em Finanças Corporativas pela Saint Paul Escola de Negócios. Possui 4 anos de experiência na área de processos financeiros, gestão de fluxo de caixa, capital de giro, cálculo financeiro, análise de demonstrativos financeiros, gestão estratégica de custos, controladoria e orçamento financeiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *