Tempo de leitura estimado: 3 minutos

O empreendedor é, naturalmente, uma pessoa observada. E sabendo ou não sobre liderança, sendo ou não sendo um bom líder, a sua influência, o seu modo de trabalhar, seu modelo mental estará sempre sendo utilizado como parâmetro para tomadas de decisões e para a forma de conduzir metas e atividades em sua empresa.

Considerando então que liderança é uma habilidade crítica, com o que você deve estar atento? Gosto sempre de explorar quatro aspectos: entregar resultados, desenvolver talentos, manter as pessoas motivadas e inspirá-las.

Esse post é dedicado à INSPIRAÇÃO.

John C. Maxwell em alguns de seus livros (“5 níveis da liderança”; “Líder 360°”, “Você nasceu para liderar”…) cita os cinco níveis da liderança. Veja quão interessantes esses pontos são:

  1. Posição
    Maxwell fala que este é o nível mais básico de liderança. Aqui, as pessoas só permitem serem lideradas por você porque devem. Você está na posição superior e elas inferior, você é o dono do negócio e como diz o ditado: manda quem pode, obedece quem tem juízo.
  2. Permissão
    Pelo relacionamento que você desenvolveu com os seus liderados, eles te seguem porque querem e não só porque você é o chefe. Gostam de você.
    Mas, como nem tudo são flores, passar muito tempo nesse nível pode ser perigoso quando lideramos pessoas que têm sede por entregar e ter uma visão de futuro mais esclarecida. Para elas isso não é o suficiente.
  3. Produção
    “Sigo esse cara porque ele tem entrega”, “ele gera resultados”. Aqui, as pessoas te seguem pelo que você faz pela organização. Elas viram o que você pode fazer e o impacto que o seu negócio está gerando na sociedade. Até mesmo os problemas são mais facilmente resolvidos porque as pessoas escutam e respeitam os seus pontos de vista. Quem não consegue perceber um grande sucesso aqui mesmo no nível 3? Porque existiriam mais dois níveis se já possuo o status, o relacionamento e o resultado?
  4. Desenvolvimento das pessoas
    Quando você atinge esse nível os colaboradores te seguem pelo que você já faz por elas. Aqui o crescimento é sólido, as pessoas sentem que a empresa também veste a camisa delas e que estão inseridas em uma larga via de mão dupla e por isso fazem seu trabalho bem e de bom grado. Gratidão.
    Este é um estágio sadio. Chegando até aqui, considere-se um líder de sucesso.
  5. Personalidade
    O próprio autor define dizendo: “Respeito: as pessoas o seguem em razão de quem você é e do que você representa”.

Este nível é tão especial pelo alto grau de lealdade conquistado através da liderança inspiradora e da visão positiva sobre a sua influência. Neste nível, as pessoas apreciam suas decisões, sua coerência, sua filosofia de vida, os seus valores… elas se sentem inspiradas por você. Não te seguem mais porque gostam da sua empresa ou do seu plano de desenvolvimento, mas te seguem porque enxergam um significado em você. Quando você chega nesse estágio, você certamente já deixou um legado permanente na vida dessas pessoas. Continuando trabalhando com você ou não, elas serão promotoras da sua referência.

Os poucos que conseguem chegar até aqui são, sem dúvida, líderes de grande sucesso. Posso citar alguns que conquistaram este patamar: Luther King, Gandhi… mas não precisamos ir tão longe. Pense em uma pessoa que você classifica como inspiradora. Sua mãe? Seu avô? Um grande amigo da escola ou alguém que conheceu em uma viagem de negócios? Agora pense porque essa pessoa entrou no seu ranking pessoal de pessoas inspiradoras. Certamente cada um deles deixou um legado direto ou indireto em sua vida, e por isso são importantes.

Esse estágio é reservado para líderes que gastam o seu tempo formando e forjando o desenvolvimento de pessoas e empresas. Maxwell fala que esse é um nível é fora do seu controle, porque as próprias pessoas o colocam aqui.

O líder nível 5 inspira. Faz nascer um entusiasmo criador e isso é que o torna uma pessoa realmente diferenciada.

O QUE VOCÊ REPRESENTA?

Clarissa Lopes

Autor: Clarissa Lopes

Parceira Valore Contadores

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *