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Enquanto empresa, uma coisa é certa: é necessário vender para se manter vivo. Contudo, a venda mais importante que você pode fazer não é para um novo cliente, e sim para o cliente que você já possui. Empresas de serviços, comércios ou indústrias possuem uma base de clientes que, recorrentes ou não, acreditam na sua marca, consomem e compram em vários momentos. Esses clientes, mesmo que já em um contrato, estão testando a qualidade da sua entrega todos os dias.

Assim, podemos especular que, em qualquer que seja a área, você precisa mais do que vender, mas manter seus clientes atuais. Como diria Philip Kotler, “conquistar novos clientes custa entre 5 a 7 vezes mais do que manter os já existentes.” De acordo com a afirmação, empresas que vendem muito não necessariamente estão no caminho certo, pois podem estar perdendo muitos clientes tão rápido quanto ganham. Com isso em mente, o foco não pode ser outro: qualidade na entrega.

A partir desse ideal, teremos diversas variações, já que cada cliente visualiza qualidade por um prisma individual. Tem quem prefira agilidade, comunicação rápida, entregas tempestivas, mas tem que valorize acabamento, apresentação do produto com esmero, entre diversas outras características. Claro que o objetivo é ter tudo ao mesmo tempo, mas cada mercado tem suas particularidades e demandas, e cabe à organização saber onde melhorar seus processos.

Para o empresariado brasileiro, há o estigma de que “feito é melhor que perfeito”, mas cuidado para esse pensamento não ser o início de sua ruína. São necessários vários acertos para conquistar a confiança de um cliente, mas apenas um para perde-la. Ao iniciar sua jornada nesse complexo mundo de pessoas jurídicas, saiba bem o que você quer entregar ao mercado, quais seus valores e diferenciais, e principalmente, tenha resiliência de não os abandonar. O equilíbrio entre entregar qualidade e ser competitivo em seu preço é uma linha tão tênue quanto um fio de teia de aranha, mas a melhor abordagem nesse quesito é saber se posicionar e vender a qualidade que você deseja.

Uma vez posicionado e entregando qualidade, seus próprios clientes farão seu marketing de forma gratuita, e sua única preocupação será “como manter a qualidade vendendo mais”.

André Cavalcanti

Autor: André Cavalcanti

Graduado em Ciências Contábeis pela UFPE e graduando de Direito pela UNICAP. Possui 7 anos de experiência na área contábil, com enfoque em assessoria e auditoria, tendo construído carreira principalmente na PwC com enfoque em Auditoria Contábil e Diagnóstico de Processos, que montou a base para a abertura da Valore Contadores Associados em 2016.

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