Tempo de leitura estimado: 2 minutos

O Business Process Outsourcing, conhecido como BPO, é por definição, a Terceirização de Processos de Negócio. Esse serviço corresponde a todo o processo que se caracteriza pelo conjunto de dados transformados desde o fornecedor até os relatórios finais (como Fluxo de Caixa, por exemplo). Ou seja: abordamos a integração de todos os processos das atividades financeiras visando aumentar sempre a eficiência operacional da empresa.

Segundo estudos realizados pelo SEBRAE, 1/2 das empresas que abrem no Brasil fecham com menos de dois anos de existência. Isso porque o mercado, que se torna cada vez mais competitivo, exige dos empresários excelência de administração, fazendo com que ele foque em seu core business e esqueça da gestão financeira de seu negócio. Para solucionar esse problema, pequenas e médias empresas podem terceirizar sua gestão financeira otimizando o trabalho, focando seus esforços em áreas mais analíticas que exigem muita atenção de seu gestor e ao mesmo tempo trazendo mais valor ao diminuir os custos com pessoas de vínculos empregatícios.

O trabalho de BPO possui duas áreas. São elas: CAP (Contas a Pagar) que vai desde a etapa de recebimento de boletos até a conciliação bancária de pagamento e CAR (Contas a Receber) que, por sua vez, vai desde o cadastro dos clientes no sistema até a conciliação bancária de recebimento. Para isso, são utilizadas boas ferramentas (que chamamos de ERP Financeiro) onde as informações ficarão acessíveis de maneira segura.

Garantindo uma boa terceirização da área financeira de seu negócio, o empresário terá acesso a relatórios com valiosas informações diretas, objetivas e de fácil entendimento que serão cruciais no processo de tomada de decisão na empresa. Ou seja, com um bom BPO, o pequeno e médio negócio terá, no comando de sua gestão financeira, especialistas treinados no ramo, processos bem definidos e tecnologias para que a informação seja tempestiva, clara e confiável. Desta forma, todo valor (Valor = benefícios – custos) investido trará resultados satisfatórios para a organização.

Milena Durães

Autor: Milena Durães

Texto escrito por Milena Durães, Colaboradora das equipes Valore Contadores e Quipe Gestão Financeira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *