Tempo de leitura estimado: 2 minutos

Trabalhamos diariamente com centenas de empresas que apresentam milhares de transações financeiras diariamente. Como contadores, temos o olhar apurado sobre todas as movimentações financeiras, econômicas e patrimoniais das empresas e sempre atentos como cada registro deve ser realizado. Nessa rotina intensa, muitas vezes muitos contadores deixam passar em branco erros ou até possíveis fraudes nos números dos clientes e que podem impactar diretamente a tomada de decisão dos administradores.

Erro é quando um há um ato NÃO INTENCIONAL resultante de omissão, desatenção ou má interpretação de fatos na elaboração dos registros contábeis. Já a fraude é o ato INTENCIONAL de omissão e/ou manipulação de transações, adulteração de documentos e registros contábeis.

A administração tem papel fundamental no processo do combate às questões de erro e fraude na implementação de controles internos, que são procedimentos adotados pela entidade relacionados à eficiência e eficácia operacional, e a obediência às diretrizes e metas da entidade, que se relacionam indiretamente com os registros contábeis e financeiros.

No entanto, em muitas pequenas empresas essa não é a realidade. Não há controles e, por isso, a exposição ao erro é alta. De acordo com a Associação dos Examinadores Certificados de Fraudes (ACFE), que fez um estudo global sobre fraudes em 2016, as perdas no ano superaram R$ USD 6,3 bilhões. Os riscos de fraudes variam de acordo com o tamanho da empresa: empresas maiores estão mais sujeitas à corrupção, enquanto empresas menores estão mais sujeitas à adulteração de documentos e a esquemas de desvio de dinheiro.

Diante do que foi visto, fica claro a necessidade de uma atenção maior por parte dos gestores, por isso, o mesmo estudo demonstra que a auditoria independente foi o controle mais comumente implementado contra a fraude. E de fato é um dos melhores controles. O contador pode ter papel fundamental na análise posterior e, em alguns casos, aconselhando uma atuação antecipada da administração da empresa.

Matheus Lopes

Autor: Matheus Lopes

Graduado em Ciências Contábeis pela UFPE e Pós-graduado em finanças pelo IBMEC. Possui mais de 6 anos de experiência na área contábil, tendo trabalhado em grandes empresas como EY e PwC com enfoque em Auditoria Contábil e Diagnóstico de Processos, que montou a base para a abertura da Valore Contadores Associados em 2016.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *