Tempo de leitura estimado: 3 minutos

Esse conteúdo é destinado, em geral, a estudantes e profissionais recém graduados que estão no momento de ingresso no mercado de trabalho, tanto na área contábil-fiscal de empresas como em escritórios de contabilidade.

Em regra geral, um profissional “verde” que inicia sua experiência na área contábil fiscal percebe uma distância entre o exposto ao longo da graduação e o que o mercado realmente pratica. Claro que boa parte, ou a maior delas, das habilidades de um profissional são desenvolvidas na prática, mas podemos diminuir essa proporção investindo na capacitação ideal enquanto ainda estudantes. Se você ainda está na graduação, é tempo de mergulhar nesses 5 tópicos abaixo:

Sistemas Contábeis

O principal ponto aqui é entender a lógica de um sistema contábil. Todos eles seguem a mesma, apesar de layouts diferentes. Uma vez que você entende um sistema, você já entende minimamente bem quase todos. Existem diversos materiais gratuitos de comparação entre os principais sistemas que você provavelmente utilizará. Existem, também, softwares gratuitos para estudantes praticarem. Se seu professor não indicou, fica aqui uma indicação.

Simples Nacional

O próprio CRC promove diversos cursos, a custo baixo (até R$ 50,00) focados em Simples Nacional. Conhecer a Lei Complementar 123 e 155 é mandatório para qualquer profissional que está começando. Existem diversos conteúdos gratuitos totalmente focados na prática que apresentam obstáculo nulo.

Declarações Fiscais e SPED

Você sabe transmitir uma EFD Contribuições? E uma DCTF? EFD ICMS IPI? Até as diferenciações entre os 5 anexos do Simples Nacional? Talvez essas 4 atividades consumam mais da metade das horas de uma rotina fiscal e apresentam grande impacto na escrituração contábil de uma empresa. Nelas são apuradas e comunicadas à Receita Federal o faturamento, as tributações de PIS, COFINS, ICMS, IRPJ e CSLL, entre outros.   É importante para um aluno se familiarizar com os programas, que chamamos de “validadores”.

Gestão de Tarefas

Quando vence cada declaração? Sua agenda do mês está alinhada com as demandas de acordo com cada prazo? Qual o período mais intenso do mês para um profissional da área? Informações básicas como o vencimento de cada tributo ou prazo de entrega de cada declaração devem estar na cabeça de um profissional da área desde o primeiro contato com as demandas. Acompanhar a Agenda Tributária federal, estadual e dos municípios que você precisa lidar pode ser feito desde já. Existe uma sazonalidade de demandas relevante tanto no mês a mês como durante o ano, e quanto menos organizado, maiores os picos de trabalho.

Excel

Uma dica padrão, mas extremamente relevante, quanto maior for sua habilidade e agilidade com Excel, mais eficientemente você irá desempenhar quase todas as suas atividades. O Excel não deve ser usado com a principal ferramenta, mas certamente é a ferramenta de apoio para praticamente todos os processos que você irá realizar. Entre apurações fiscais, recálculos, conferências, controles, escrituração, importações de informações em lotes, todas são possíveis graças ao Excel. Como você utiliza ele em parte de praticamente tudo que você faz, quão mais ágil você for nele, mais produtivo será seu dia.

André Cavalcanti

Autor: André Cavalcanti

Graduado em Ciências Contábeis pela UFPE e graduando de Direito pela UNICAP. Possui 7 anos de experiência na área contábil, com enfoque em assessoria e auditoria, tendo construído carreira principalmente na PwC com enfoque em Auditoria Contábil e Diagnóstico de Processos, que montou a base para a abertura da Valore Contadores Associados em 2016.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *