Tempo de leitura estimado: 3 minutos

Nestes últimos dias temos convivido com o avanço do COVID-19 (Coronavírus) no Brasil. Diante destes acontecimentos, é necessário que, como empresas, procuremos maneiras de contribuirmos economicamente e socialmente e, portanto, nós da VALORE, decidimos enviar todos os nosso colaboradores para realizar Home-Office para que a operação continue e possamos atender todas as demandas de nossos clientes que serão muitas nesses dias e também orientamos para que cada um realizasse sua parte evitando a propagação do vírus.

No entanto, mesmo com toda a tecnologia necessária já implementada em nossa rotina como a utilização de notebooks por toda a equipe e o servidor na nuvem, é comum surgirem dúvidas de como manter a produtividade e interação de todos os colaboradores “intacta”. Por isso, vamos compartilhar algumas ferramentas que utilizamos e que serão de extrema importância para uma eficiência no trabalho remoto, são elas:

  1. G Suite:

Seu slongan é “Trabalhe em Qualquer Lugar”. Essa ferramenta permite que nós tenhamos acesso às versões empresariais do Gmail, Documentos, Drive e Agenda mas a lista de aplicativos disponíveis não para por aí. Com o G Suite, você tem recursos como e-mail comercial, videoconferência, armazenamento na nuvem e compartilhamento de arquivos.

Tenha todas as ferramentas necessárias para promover a colaboração e aumentar a produtividade.

Site: https://gsuite.google.com/intl/pt-BR/

  1. Trello:

É um dos sistemas mais indicados para produtividade, porque é de fácil manuseio e tem um bom apelo visual. A ideia é registrar todas as atividades, independentemente de elas já estarem em andamento ou terem sido finalizadas.

A vantagem do Trello é poder criar quantos cartões você quiser, ou seja, pode ter diferentes tarefas inseridas no software. Ainda podem ser criadas diversas etapas para execução das atividades, o que favorece a visualização de como estão sendo executados os serviços. (https://www.docusign.com.br/blog/trabalho-remoto/)

O Trello funciona como uma solução de monitoramento de atividades e delegação de tarefas para quem faz trabalho remoto.

Site: https://trello.com/

  1. Time Tracking

Se você pretende colocar parte da sua equipe para fazer home office ou trabalho remoto esporádico, precisa ter uma ferramenta de time tracking. Esse recurso é útil tanto para os gestores, para acompanhar as horas efetivamente trabalhadas, como para os colaboradores, que precisam gerenciar o tempo dedicado a cada tarefa para alcançar suas metas.

Nesse espectro, um software interessante é o Toggl, que possui até disparo de alertas programáveis para quando o tempo de execução de uma atividade se encerra. De interface simples e organizada, esse aplicativo assegura também a exportação de dados para planilhas, além da criação de gráficos para mostrar quais tarefas estão demandando mais tempo. Vale lembrar, entretanto, que as melhores funcionalidades se fazem presentes apenas na versão paga.

Nós na Valore utilizamos planilha do google, no entanto, ToggI é uma ótima opção!

Site: https://toggl.com/

Para implantar o home office, é preciso que haja uma mudança na cultura organizacional. A empresa deve estar adaptada a esse novo cenário e fazer uma boa gestão das atividades e dos aspectos tecnológicos, bem como da infraestrutura. Nós da Valore estamos prontos para te atender!

Matheus Lopes

Autor: Matheus Lopes

Graduado em Ciências Contábeis pela UFPE e Pós-graduado em finanças pelo IBMEC. Possui mais de 6 anos de experiência na área contábil, tendo trabalhado em grandes empresas como EY e PwC com enfoque em Auditoria Contábil e Diagnóstico de Processos, que montou a base para a abertura da Valore Contadores Associados em 2016.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *