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Controle de gestão consiste na prática de gerir as operações da empresa de maneira constante, procurando mantê-los otimizados e internalizados pelos colaboradores. Produzindo informação para avaliar o desempenho de uma organização nas suas diversas frentes, visando também assegurar a execução da estratégia através da comparação de resultados com objetivos estratégicos, medindo através de dados. Entre os principais benefícios de um sistema de controle de gestão bem definido pode-se destacar:

  1. Inteligência da informação – Com um controle de gestão eficiente, as informações começam a conversar entre si, trazendo uma visão mais completa do todo.
  2. Monitoramento – A informação agora além de estar conectada, existe um monitoramento frequente dela, assim criando uma base histórica e também um previsão futura.
  3. Prevenção de falhas – Com a informação sendo medida de forma constante, é possível uma melhor estruturação do processo, antecipando possíveis falhas e buscando sua otimização.
  4. Tomada de decisão – Ao receber todas as informações de forma ampla, é possível uma tomada de decisão mais assertiva dentro dos objetivos da empresa, seja para estabelecer metas ou decisões estratégicas.

Para se desenvolver um controle de gestão maduro, uma das principais ferramentas são os Key Performance Indicator (KPI) ou Indicadores Chaves de Desempenho, que são na prática valores quantitativos fundamentais que medem os principais processos internos da empresa, através deles é possível criar uma rotina de acompanhamento das informações internas e desenvolver um melhor gerenciamento de estratégias.

Existem 4 principais fatores que se deve ser levado em consideração ao se desenvolver um KPI:

a) Estratégia
b) Monitoramento
c) Sucesso
d) Revisão

Primeiro é necessário revisar a missão e valores da empresa para se estabelecer as metas que mais se aproximem dos objetivos definidos pela gestão, com as metas já definidas vem a necessidade de planejar como poderá ser medido as mesmas, visando o “sucesso”, que será definido o que pode ser considerado que a meta foi atingida, ou seja saber quando o objetivo deste KPI foi atingido e sempre marcar pontos de revisão para reajustar o objetivo caso necessário ou adicionar novas informações que possam surgir ao longo do tempo.

Autor: Victor Queiroz – Colaborador da Quipe BPO Financeiro

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