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Em todos os momentos estamos decidindo sobre qualquer coisa em nossas vidas. A necessidade de decisão ocorre quando existe uma situação diferente da que desejamos ou temos mais de um caminho a seguir. Existem decisões que são muito importantes e requerem maior estudo e cautela.
Entendendo que as decisões são tomadas com o objetivo de solucionar problemas, devemos refletir sobre o verdadeiro papel da Contabilidade. O que o usuário da informação contábil espera da Contabilidade visando atender às suas necessidades e expectativas? Na verdade, devemos perguntar quando, como, o que, para que e para quem informar? Se soubermos responder estas perguntas e, com base nelas, realizarmos a Contabilidade, estaremos atingindo seu objetivo primordial: informação confiável, útil, oportuna e de fácil compreensão.
Como um banco de dados, a Contabilidade é o centro de informação de toda ocorrência dentro da empresa. Para tanto, ela registra, informa o registrado e projeta os vários cenários dentre as diversas alternativas que a empresa pode seguir e, nestes casos de projeções, a incerteza é um ponto forte que lida com a subjetividade e proporciona um certo grau de risco, formalizando, assim, as opiniões intuitivas e os palpites dos gestores.
A Contabilidade, mais precisamente o contador, pode conseguir evidenciar todas essas informações. Mas, para tanto, a organização deve estar bem estruturada, com um sistema de informações integrado de tal forma que, ao comprar uma mercadoria ou matéria-prima, vender uma mercadoria ou produto, pagar uma conta, receber um boleto, comprar um imobilizado, realizar investimento, etc. esses dados cheguem de forma instantânea nas mãos do contador para que ele possa transformá-los em informações úteis de forma tempestiva e confiável para o processo decisório.
A Contabilidade tem um importante papel nesse processo tendo em vista que as decisões são ou deveriam ser tomadas com base em informações por ela prestadas, a ela incorporando uma grande parcela de responsabilidade pelo desempenho da organização e dos gestores, pois se essa informação for precisa, útil e oportuna, os gestores provavelmente decidirão da melhor maneira possível.
Nas organizações, as decisões são tomadas pelos gestores. Elas seguem a mesma linha das decisões pessoais, algumas não tão importantes, mas devem ser tomadas, e outras merecem maior atenção por serem decisivas na vida da organização. E é por isso que o zelo na escolha do seu contador é muito importante. Essa escolha determinará as futuras decisões a serem tomadas.
Fonte: A Teoria da Decisão e sua utilização pela contabilidade (http://www.atena.org.br/revista/ojs-2.2.3-06/index.php/UERJ/article/viewFile/1664/1611)