Tempo de leitura estimado: 2 minutos

Gerenciar é alocar, da melhor forma possível, todos os recursos disponíveis da empresa em prol de sua missão, ou seja, é decidir onde alocar os recursos da empresa em busca do melhor resultado. A todo momento as pessoas tomam decisões – sejam estas simples ou complexas – tanto na vida particular como no ambiente empresarial. O fator decisório, seja para pequenas empresas ou grandes empresas, é questão de pesquisa e tem exigido a atenção dos gestores. Devido à quantidade de dados e informações, há uma complexidade de avaliação e resolução dos problemas diários. O processo decisório torna-se cada vez mais complexo, à medida que o conhecimento administrativo e a tecnologia avançam.

Em um ambiente extremamente competitivo, as organizações devem colocar em evidência a importância da informação. Neste caso, aqueles que souberem aplicar de forma eficaz podem alcançar posição de destaque diante dos concorrentes. A exposição aos dados e informações demanda um gerenciamento eficaz, sendo esse aspecto parte integrante do processo decisório dos dirigentes e gestores dentro das organizações.

Na tomada de decisão, vários cenários são projetados a fim de que as incertezas sejam diminuídas e então a decisão seja tomada. Há nas empresas uma multiplicidade de fontes e de usos da informação. A contabilidade, é dentre tantas, uma dessas fontes e, portanto, responsável por comunicar uma mensagem ao receptor final. Através de uma associação com a Teoria da Comunicação, que os contadores são como os emissores que observam os eventos econômicos (fontes), mensuram seus atributos (mensagem) e os comunicam através das demonstrações contábeis (canal) a diversos estratos de usuários (receptores), entre ele os gestores.

Os conceitos relacionados à Teoria da Comunicação atestam que a eficácia de uma mensagem é medida pela quantidade de informação assimilada. Assim como a Teoria da Comunicação, a eficácia da informação contábil é direcionada pela redução da incerteza do usuário.

A informação é um aspecto essencial para tomada de decisões estratégicas nas empresas. É a partir das informações que a empresa obtém internamente e sobre o mercado que as decisões serão tomadas. Assim sendo, a informação conquista um papel de destaque nas organizações.

Matheus Lopes

Autor: Matheus Lopes

Graduado em Ciências Contábeis pela UFPE e Pós-graduado em finanças pelo IBMEC. Possui mais de 6 anos de experiência na área contábil, tendo trabalhado em grandes empresas como EY e PwC com enfoque em Auditoria Contábil e Diagnóstico de Processos, que montou a base para a abertura da Valore Contadores Associados em 2016.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *