Tempo de leitura estimado: 3 minutos

Imagine que você tem uma empresa de comércio e precisa comprar um produto específico para reabastecer seu estoque. Nesse processo, você compra o produto do seu fornecedor, recebe o produto, coloca o produto no seu estoque, vende o produto (à vista ou a prazo) e recebe o dinheiro da venda. 


Dentro desse intervalo de compra e venda, como sua empresa é capaz de se custear? Este cenário exige que a sua empresa tenha uma porção de dinheiro considerável para cobrir seus gastos e pagar suas despesas e, dessa forma, o valor necessário para dar continuidade ao seu funcionamento por um certo período de tempo. A esse valor, damos o nome de Capital de Giro.

O capital de giro é um elemento importante para manter sua empresa com saúde financeira. Essa quantia oferece a possibilidade de manter o estoque, segurança para cumprir com os pagamentos previstos (custos administrativos, impostos, salários, etc) e os fornecedores e, além disso, possibilita vendas a prazo com os clientes.

Agora que entendemos bem o que significa e como o capital de giro é importante para a sua empresa, devemos saber que essa quantia de dinheiro será a diferença entre os recursos disponíveis no caixa e a soma das suas despesas e contas a pagar.

Fórmula:  CGL = AC – PC.
*CGL = capital de giro líquido.
*AC = ativo circulante (aplicações financeiras, caixa, bancos, contas a receber, dentre outros recursos).
*PC = passivo circulante (contas a pagar, fornecedores, empréstimos, etc).

Para fazer esse cálculo, é preciso ter um controle financeiro atualizado. Uma dica é calcular a média dos prazos de suas contas a pagar, entender em quantos dias sua empresa é capaz de pagar seus fornecedores e, da mesma forma, calcular a média de recebimento dos seus clientes. Desta forma, você terá uma noção do intervalo de tempo que sua empresa fará uso do capital de giro para se manter.

Além de identificar o intervalo que a empresa precisa para se bancar, você terá que calcular:

1. O custo de fixo mensal do seu negócio (contas de energia, aluguel, salário e etc);
2. Estimativa do valor do custo variável mensal (venda e produção do produto);
3. Média diária do custo (Custo fixo mensal + custo variável / 30 dias) multiplicado pelos dias contidos no intervalo;
4. Valor de estoque.

Quando negligenciado, o capital de giro pode ocasionar problemas financeiros, aumento de dívidas e incertezas quanto a pagamentos futuros. Por isso, será muito importante que sua empresa tenha uma boa gestão financeira, com detalhamentos de dados e até mesmo previsão de entradas e saídas.

Para que isso aconteça,  é preciso ter disciplina com o valor destinado ao capital de giro para que ele não seja destinado a outros fins e cumpra sua funcionalidade. Além do controle,  é importante que você saiba até quando sua empresa pode antecipar pagamentos, negociar prazos com seus clientes e etc.

Está precisando de ajuda e não sabe nem por onde começar a organizar tudo isso para ter todas essas informações importantes em mãos? Fala com a gente! Estamos ansiosos para te ajudar a crescer! 

🚀

Autora: Aline Frade 
Co-autora: Milena Durães

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *