Tempo de leitura estimado: 3 minutos

Nos dias 16 e 17 de outubro de 2018, a Valore Contadores esteve presente no CONTA AZUL [CON] 2018, o maior evento de contabilidade da América Latina. O evento abordou temas relacionados ao futuro da contabilidade, conectando contadores à tecnologia e inovação. A Valore está atenta às alterações que estão acontecendo nas empresas contábeis e assume um direcionamento claro para o protagonismo como agente de mudança.

O evento superou todas as expectativas e trouxe muitos aprendizados e reflexões que resumirei abaixo. No entanto, antes de tudo, gostaria de passar uma mensagem que me marcou e está latente na minha cabeça:

Devemos estar preparados para os desafios e as oportunidades proporcionados pela tecnologia no mercado contábil.

Como o CEO da Conta Azul, Vinícius Roveda, falou: “O futuro da Contabilidade não é amanhã. Ele está acontecendo agora.”

Estes posicionamentos colocam o mercado contábil, de forma geral, em uma posição de preparo para uma nova fase que avança de forma rápida e consistente.

Vamos aos insights:

O Contador e a Tecnologia. Seremos substituídos? Qual o nosso papel?

Um milhão de novas empresas são criadas por ano no Brasil, gerando 7 de cada 10 novos postos de trabalhos. Este número chama a atenção, entretanto, mais atenção ainda chama o fato da taxa de mortalidade das empresas demonstrada no estudo realizado pelo Sebrae e pela Fundação Getulio Vargas (FGV), que é de 27% em 2 anos.

As razões para essas empresas fecharem as portas, de acordo com o estudo, envolvem o freio no consumo associado ao aumento do peso dos impostos e à escassez de crédito para capital de giro.

Nesse contexto, o contador é o profissional preparado para auxiliar o dono do negócio nos principais desafios em rodar uma empresa. A tecnologia, por outro lado, é a ferramenta que vai propiciar a existência da informação em tempo real e uma relação mais digital entre cliente e contador.

A tecnologia vem, celeremente, transformando esse cenário. Para os donos de negócios modernos, as ferramentas de tecnologia em nuvem, que otimizam suas rotinas diárias e facilitam a comunicação com o ecossistema que eles precisam para ter sucesso, são cada vez mais adotadas. Assim, enviar caixas de papéis e comprovantes e aguardá-los por 20 dias ou mais para receber um relatório, já não faz mais sentido.

Ademais, verificamos um governo burocrático, mas que é um dos mais digitais do mundo. Adotando a tecnologia sistematicamente e automatizando todos processos desde a simplificação dos cálculos dos impostos e a fiscalização.

Diante desse cenário, acredito que alguns contadores serão substituídos sim. Eis aqui o que me leva a crer nisso:

1. Através de uma plataforma online, as rotinas operacionais de um escritório contábil são substituídas por máquinas com mais eficiência e que eliminam os erros comumente encontrados;

2. Os empreendedores lidam, todos os dias, com a alta complexidade burocrática e ainda sofrem com a falta de preparo e desorganização. Ter a informação em tempo real e uma relação mais digital com o contador se tornou imprescindível;

3. De acordo com o SEBRAE e FGV, 27% das novas empresas fecham nos dois primeiros anos de vida por motivos relacionados a fala de conhecimento em fluxo de caixa e gestão financeira. O contador, perfeito aliado, vive afundado em rotinas manuais e trabalhos repetitivos.

Estamos vivendo a maior transformação que o mercado contábil já presenciou. Na visão promissora desse mercado, finalmente o contador vai assumir um papel de destaque nos momentos de tomada de decisão. Vamos utilizar plataformas para trabalhar totalmente conectados aos clientes, em um ambiente 100% em nuvem, fácil de usar. Se você já é cliente da Valore, implementaremos as mudanças em etapas que serão comunicadas. Caso não seja, venha nos conhecer.

Matheus Lopes

Autor: Matheus Lopes

Graduado em Ciências Contábeis pela UFPE e Pós-graduado em finanças pelo IBMEC. Possui mais de 6 anos de experiência na área contábil, tendo trabalhado em grandes empresas como EY e PwC com enfoque em Auditoria Contábil e Diagnóstico de Processos, que montou a base para a abertura da Valore Contadores Associados em 2016.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *