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Os relacionamentos são alicerces para vivermos em sociedade. Escolhemos nossos amigos, mas o mesmo não acontece com os nossos colegas de trabalho, uma vez que, é a empresa que contrata de acordo com experiências profissionais e outras habilidades. Um ambiente agradável em uma instituição faz toda diferença na desenvoltura, motivação, relações interpessoais, nível de satisfação e até mesmo na saúde dos colaboradores da empresa.   

Um clima organizacional negativo é um dos principais vilões da motivação e produtividade, prejudicando não somente os resultados da empresa, mas também a qualidade de vida dos profissionais. Porém, quando a satisfação no trabalho é alta, aumentam também a inovação, os resultados e a lucratividade do negócio. Por isso, o grande desafio dos empresários, neste contexto em que tudo acontece de maneira competitiva e acelerada, é fazer com que seus funcionários sintam prazer em estar no ambiente de trabalho.

De acordo com pesquisa realizada pela Globoforce (em parceria com a MarketTools), 95% dos funcionários americanos entrevistados têm, pelo menos, uma amizade no ambiente organizacional e apenas 24% dos que afirmam não ter amigos no trabalho, gostam da empresa que atuam. Em outra pesquisa publicada no Jornal Valor, seis em cada dez brasileiros, valorizam mais um ambiente agradável do que a própria remuneração. Nesse contexto, ter um bom relacionamento interpessoal na corporação é fundamental.

Para manter um bom local de trabalho é necessário desenvolver bons relacionamentos com colegas, clientes, fornecedores e chefia. Demonstrar interesse pelas pessoas, ter boa vontade, ser simpático, educado, prestativo, saber fazer e receber críticas, ter empatia, boa comunicação e integrar os membros da equipe, são algumas formas de como construir relações interpessoais saudáveis. Ou seja, é papel da empresa investir no desenvolvimento individual e coletivo de seus colaboradores.

O mais importante é fazer com que o funcionário se sinta à vontade em seu ambiente de trabalho. Isso não quer dizer que ele poderá esquecer seus objetivos e obrigações. Existem as metas e cobranças, mas estas são melhor assimiladas quando há uma boa relação entre organização e colaborador. Se esse bom relacionamento se estender a todo corpo de trabalhadores, não há como dar errado: todos vestem a camisa da empresa, sentem-se parte dela e buscam o seu melhor desempenho. Com isso, a organização ganha de diversas formas, as quais no final das contasse transformam em lucros.

Milena Durães

Autor: Milena Durães

Texto escrito por Milena Durães, Colaboradora das equipes Valore Contadores e Quipe Gestão Financeira

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