Tempo de leitura estimado: 4 minutos

O objetivo desse conteúdo é clarear os conceitos básicos de tributação para pessoas que possuem renda fora do Brasil, sejam residentes ou não residentes. Se você está temporariamente no exterior e trabalha, como em um intercâmbio, ou caso receba rendimentos de fora do Brasil, existem várias regras e exceções para se atentar.

O primeiro ponto que me devemos ter atenção quanto a tributação / bitributação de renda seria o conceito tributário da país em questão com relação ao Brasil. De forma inicial, a legislação brasileira dificulta qualquer reconhecimento de imposto recolhido quando o país é considerado de “Tributação Favorecida”. Esse conceito você pode encontrar na IN SRF 208/2002:

“Art. 43. Considera-se país com tributação favorecida aquele que não tribute a renda ou que a tribute à alíquota inferior a vinte por cento.
Parágrafo único. Para os fins do disposto neste artigo, considera-se separadamente a tributação do trabalho e do capital, bem assim as dependências do país de residência.”

Vencido esse ponto, partimos para a análise de possíveis acordos internacionais entre o Brasil e cada país. Uma lista atual (2021) para os acordos vigentes para trazer um norte é essa:

África do SulCoreiaFrançaLuxemburgoPortugal 
ArgentinaDinamarcaHungriaMéxicoRepública Eslovaca 
ÁustriaEquadorÍndiaNoruegaRepública Tcheca 
BélgicaEspanhaIsraelPaíses BaixosSuécia 
CanadáFilipinasItáliaParaguai (*)Turquia 
ChileFinlândiaJapãoPeruUcrânia 
China 

Se o país em questão está listado, é válido entender quais as regras aplicáveis para e não bitributação, mas é esperado que as condições sejam favoráveis ao contribuinte. Para a Alemanha, Reino Unido e Estados Unidos da América, há uma tratativa similar, porém sem acordo específico. Ou seja, tanto esses como todos os outros países do mundo entram no mesmo fluxo de análise, o da reciprocidade de tratamento.

Em breves palavras, caso o país em questão, mesmo sem um acordo vigente, traga a possibilidade de compensar os tributos recolhidos no Brasil para seus cidadãos, o cidadão brasileiro pode fazer o mesmo quando auferir renda nesse país. Assim, boa parte da conclusão reside na legislação do país em questão, tendo como parâmetro a legislação brasileira exposta no § 1º do Art. 16 da mesma IN supracitada, a 208/2002:

“Art. 16. Os demais rendimentos recebidos de fontes situadas no exterior por residente no Brasil, transferidos ou não para o País, estão sujeitos à tributação sob a forma de recolhimento mensal obrigatório (carnê-leão), no mês do recebimento, e na Declaração de Ajuste Anual.
§ 1º O imposto de renda pago em país com o qual o Brasil tenha firmado acordo, tratado ou convenção internacional prevendo a compensação, ou naquele em que haja reciprocidade de tratamento, pode ser considerado como redução do imposto devido no Brasil, desde que não seja compensado ou restituído no exterior.”

Talvez o que pode gerar algum trabalho seja identificar a lei específica do país, que pode ser uma tarefa fácil ou difícil, e vai depender de um pouco de pesquisa.

Já na Declaração de Imposto de Renda, o preenchimento dos campos de rendimento auferido e tributação já paga no exterior é livre. Assim, ter a legislação de fácil acesso e interpretada, preferencialmente com o auxílio de um contador é de extrema importância para garantir que tudo pode ser justificado e não haverá ônus para o contribuinte.

De forma extra, quanto ao recebimento de renda no Brasil, é interessante a leitura da IN 1.226/2011, que dispõe sobre o uso do “Atestado de Residência Fiscal no Brasil”, do “Atestado de Rendimentos Auferidos no Brasil por Não Residentes” e do “Atestado de Residência Fiscal no Exterior“.

Como o fluxo de brasileiros ingressando em intercâmbios com trabalho, com residência temporária ou permanente fora do Brasil mas que ainda preferem manter vínculo fiscal no Brasil, o modo de tributação é essencial para evitar estar em desacordo com a legislação ou tributar excessivamente seus rendimentos.

André Cavalcanti

Autor: André Cavalcanti

Graduado em Ciências Contábeis pela UFPE e graduando de Direito pela UNICAP. Possui 7 anos de experiência na área contábil, com enfoque em assessoria e auditoria, tendo construído carreira principalmente na PwC com enfoque em Auditoria Contábil e Diagnóstico de Processos, que montou a base para a abertura da Valore Contadores Associados em 2016.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *