Tempo de leitura estimado: 2 minutos

OMISSÃO DE INFORMAÇÕES
Esquecer de colocar um dos rendimentos, no caso de quem tem mais de um emprego. Os campos da declaração do Imposto de Renda precisam ser preenchidos com exatidão no que se refere aos valores presentes nos informes.

GASTOS COM SAÚDE
Lançar despesa na declaração na qual o contribuinte não tem recibo ou não existiu é um erro grave e facilmente detectado. Isso porque, segundo o auditor fiscal, Osvaldo Carvalho, a área médica também é obrigada a passar as informações de atendimento para que posteriormente sejam checadas.

COMPRA E VENDA DE BENS
Caso o contribuinte tenha comprado e/ou vendido um determinado bem naquele ano, a movimentação deve ser mencionada na declaração do Imposto de Renda.

DEPENDENTE EM MAIS DE UMA DECLARAÇÃO
Atualmente a Receita aceita apenas um CPF por declaração, sendo assim somente um dos cônjuges pode colocar o filho como dependente. É importante lembrar que a situação é diferente quando há mais de um filho, pois isso permite a divisão destes entre as respectivas declarações dos pais.

VARIAÇÃO PATRIMONIAL
O aumento no patrimônio precisa ser compatível com a renda descrita. Por isso, na situação dos contribuintes que ganharam um carro novo, ou ainda aqueles que receberam alguma ajuda financeira dos pais, deve informar os respectivos valores como doações.

Matheus Lopes

Autor: Matheus Lopes

Graduado em Ciências Contábeis pela UFPE e Pós-graduado em finanças pelo IBMEC. Possui mais de 6 anos de experiência na área contábil, tendo trabalhado em grandes empresas como EY e PwC com enfoque em Auditoria Contábil e Diagnóstico de Processos, que montou a base para a abertura da Valore Contadores Associados em 2016.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *