Tempo de leitura estimado: 1 minuto
Vamos começar pelo conceito gramatical: substantivo masculino que significa a ação de comprometer ou se comprometer com alguém ou alguma coisa.
De cara já podemos tirar aprendizados relevantes para o nosso dia a dia e que trariam impactos positivos em todos os contextos de um profissional, no entanto, queria conversar com vocês sobre um assunto mais específico o Comprometimento Organizacional.
O comprometimento no trabalho é uma competência extremamente valorizada nas empresas e remete para a conexão institucional entre uma pessoa e uma organização.
As teorias de gestão e o dia a dia empresarial tem demonstrado que as pessoas são o principal patrimônio de uma organização, já que são os colaboradores que estão por trás das conquistas, lucros e resultados que a empresa alcança. Além de ter colaboradores qualificados, a organização precisa investir e se adaptar à realidade do mercado de trabalho, captando e retendo os colaboradores mais comprometidos.
Um trabalhador que revela comprometimento profissional se compromete a cumprir as tarefas que lhe foram designadas, e está focado nas coisas verdadeiramente importantes. O trabalhador comprometido com a empresa é leal, conhece a sua cultura organizacional e trabalha para seu sucesso. O comprometimento organizacional é um dos preditores importantes de desempenho organizacional.
Portanto, atualmente como gestor, acredito que se trata de uma importante característica profissional e que certamente só traz benefícios para quem consegue aplicá-los. Lembrando que se trata de uma ação que exige ZERO talento.